ligue-nos:

94 3424 4604

Acompanhe-nos:

Facebook LinkedIn

ENGPLAN - ENGENHARIA, PROJETOS E CONSULTORIA

você está em: Blog  |  Profissão: Engenharia Ambiental

10 de agosto de 2014
Blog - Profissão: Engenharia Ambiental

Untitled-1

O Engenheiro Ambiental é o profissional habilitado a preservar, recuperar e analisar fatores que prejudiquem o meio ambiente. Este artigo irá auxiliá-lo a conhecer mais sobre o curso, o mercado de trabalho, o estágio e a profissão de quem se forma em Engenharia Ambiental.


O Curso
O curso de Engenharia Ambiental está voltado para o desenvolvimento sustentável, integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente. O curso tem como principal objetivo desenvolver técnicas de preservação do ar, da água e do solo. Além disso, estuda os problemas do meio ambiente, para o projeto, a operação e a construção de sistemas de esgoto e água, sempre respeitando os limites de exploração ambiental.
Curso.

Os dois primeiros anos de curso incluem matérias comuns a todos os cursos de Engenharia. Após isso, são ministradas matérias com conteúdos mais específicos do curso de Engenharia Ambiental, como hidráulica ambiental, avaliação dos impactos ambientais, tratamento de resíduos, entre outros. O curso tem duração média de 5 anos e é oferecido na modalidade de bacharelado. Em algumas instituições de ensino superior é oferecido com nomes diferentes, como: Engenharia Ambiental Sanitária, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e Engenharia Sanitária.


Profissão
O profissional formado em Engenharia Ambiental pode atuar em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente. A principal função do Engenheiro Ambiental é desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente, através do planejamento, da coordenação e da administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e do descarte do lixo. Além disso, o Engenheiro Ambiental está apto para desenvolver técnicas de preservação ambiental utilizando a tecnologia disponível. Avalia ainda o impacto de obras no meio ambiente, com o intuito de prevenir a poluição da água, do solo e do solo e do ar.


Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o profissional formado em Engenharia Ambiental oscila de acordo com a situação econômica do país. Atualmente encontra-se em expansão, devido ao aquecimento da economia e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para o saneamento. O Engenheiro Ambiental pode atuar em diversas áreas, tanto do setor público, quanto do privado, como: manejo e gestão das águas, saneamento,saúde pública, manejo ambiental, entre outras. As regiões que oferecem as melhores oportunidades para o profissional formado nessa área são a Sudeste e a Sul, devido a grande concentração de industriais. O salário inicial médio para o Engenheiro Ambiental é de R$ 3.732,00 , para 6 horas diárias, de acordo com dados do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP).

Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/

  • .
    Rohan Carlos
    A EngPlan é uma empresa responsável e com profissionais excelentes. Eu recomendo

Conheça a Engplan

Uma empresa moderna sediada em Redenção, no estado do PARÁ, desenvolvendo suas atividades com excelência e experiência em consultoria, assessoria técnica, cursos, treinamentos, perícia e pareceres técnicos e licenciamento na área de Engenharia de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Gerenciamento de Projetos.

+

94 3424 4604

Rua Pinheiro Castro, 171 - Centro
Redenção/PA - CEP: 68553-170

contato@engplanengenharia.com.br

RECEBA NOVIDADES

Copyrigth 2014 - EngPlan - Engenharia, Projetos e Consultoria - Todos os direitos. | Desenvolvido por: Bernartt